top of page
SMeB

Um livro que vai te conduzir pelos meandros do comportamento humano, dividido em dois extremos: o bem e o mal. Nunca mais você vai ater-se a rótulos sociais, porque eles não são suficientes para definir o ser humano.

"O livro é perturbador, no sentido de que transpõe os limites da ficção e nos aproxima da realidade, nos fazendo lembrar das corrupções, injustiças e misérias cotidianas."

Michele Puppo, escritora.

Gênero: Contos
Págs.: 176
ISBN: 978-85-69033-07-3
Dimensões: 15,5 x 22,5 cm (16 x 23)
Miolo: Pólen Bold 90g/m²
Editora: Penalux (Selo Lampejos)
Edição/Ano: 1ª / 2015

Preço: R$ 30,00

Sinopse:

São vinte e dois contos com uma unidade narrativa, ou seja, temática única que pontua as diversas situações dos personagens comuns do cotidiano. O que embasa a obra é o bem e o mal, e como é tênue a linha que os separa. Estar em cada um destes gêneros de comportamento, nem sempre se dá por pura e simples questão volitiva, pois os personagens mostram que a sorte, muitas vezes, é determinante. Noutras tantas é apenas uma singular questão de incapacidade em decidir e seguir qualquer um dos caminhos, como se uma força maior empurrasse para qualquer deles, sem nenhuma chance de oposição do protagonista.

 

Apresentação:

Em entrevista ao Jô Soares, em junho de 2007, Ariano Suassuna compartilhou um pensamento que aqui trago a lume, com o intuito de ilustrar a temática do presente livro, demonstrando que o bem e o mal estão presentes em nós, desde tenra idade e, por vezes, somos maus, mas quando somos crianças, temos uma boa justificativa à maldade:

“...dizem por aí que menino é bom, não é não... menino é inocente, por isso é cruel, mas bom não... ele não sabe o que está fazendo...” (Ariano Suassuna. Junho de 2007).

Crueldade nada mais é que uma das facetas da maldade. A criança exerce a maldade por ser inocente, não sabendo que tal atitude é danosa, por ainda não conseguir distinguir o bem do mal e, por consequência, ser incapaz de exercer o autocontrole. O problema é que algumas crianças crescem, sem aprenderem jamais a lidar com o bem e mal dentro de si, e pior, muitas vezes escolhendo o mal, já não mais por inocência, mas por prazer.

O livro não trata apenas do bem e do mal essencialmente, mas também do certo e errado. Esses dois caminhos estão sempre diante de nós, obrigando-nos a escolher um deles. Cada qual com seu poder de persuasão e sedução. Muitas vezes não se resume apenas à escolha, mas à circunstância. E nem sempre nossa simples vontade é suficiente.

Enfim, é um tema que rende bastante, longe de ser estanque. Os contos aqui exploram este dicotômico comportamento humano e as mais diversas situações em que um prevalece ao outro.

Resenhas

Uma das melhores formas de conhecer um livro, é sabendo a opinião dos outros sobre ele. "Sobre Mocinhos e Bandidos" conta com diversas resenhas de editores de sites literários.

 

(clique no botão ao lado direito)

Comprar:

Com o autor: R$ 30,00, pagamento pelo Uol Pagseguro (venda pela Livraria da Editora 4Letras).

 

Na editora Penalux: Clique na imagem.

 

bottom of page